Os princípios ativos naturais são agrupados de acordo com a sua estrutura química e função medicinal. Dentro de cada um desses grupos, podemos encontrar um número praticamente infinito de substâncias e derivados.
Os grupos mais importantes são:
Alcalóides:
São compostos orgânicos nitrogenados, geralmente de estrutura química complexa. Por terem uma atividade biológica muito grande, devem ser usados com muito cuidado e com dosagens feitas em laboratório. Aparecem principalmente nas famílias botânicas Buxacaceae (buxá ceas), Amarilidaceae (amarilidá ceas), Euphorbiaceae(euforbiá ceas), Liliaceae (liliá ceas), Papaveraceae (papaverá ceas), Solanaceae
(solaná ceas), entre outras.
Eles têm ações diversas, tais como colagoga, antiespasmódica
e antitumoral.
Antraquinonas:
São compostos derivados de metil-antraquinona e exercem uma ação irritante sobre as mucosas do intestino grosso, aumentando o peristaltismo intestinal.
Bálsamos e Resinas:
São compostos de natureza complexa originados da mistura de ésteres de ácido cinâmico, benzóico e terpenos diversos. Essas substâncias são exsudadas pelos caules e raízes.
As resinas normalmente são sólidas e os bálsamos, líquido-viscosos.
Têm aç ão anti-sé ptica, queratolítica, citostá tica e protetora.
Flavonóides:
São compostos relacionados com o grupo químico flavona e normalmente
dão cor amarela, rosa e azul aos vegetais. Estão amplamente presentes principalmente nas flores e nos frutos das famílias botânicas Rutaceae (rutá ceas), Myrtaceae(mirtá ceas), Rosaceae (rosá ceas), Malvaceae (malvá ceas) e Asteraceae (compostas).
Exercem ação protetora sobre os vasos sangüíneos e capilares e antiinflamatória, entre outras.
Glicosídeos Cardiotônicos:
São compostos tóxicos e devem ser usados em doses mínimas, controladas em laboratórios. Têm ação tônica sobre a musculatura do coração.
Mucilagens e Gomas:
São polissacarídeos que, diluídos em á gua, formam soluções
viscosas e adesivas. As mucilagens têm o poder de absorver grande quantidade de água,aumentando assim de volume. Elas exercem ação protetora do tubo gastrintestinal,laxativa suave, antiinflamatória e sedativa da tosse.
Óleos Essenciais:
São compostos aromá ticos, de composição complexa, numa mistura de
álcoois, terpenos, aldeídos, cetonas e é steres. São voláteis e não se misturam com água.
Têm ação anti-séptica e estimulante, entre outras.
Saponinas:
são compostos de natureza heterosídica que, quando diluídos em á gua e
agitados, produzem espuma abundante, assim como os sabões. As saponinas exercem ações variadas, incluindo a hemolítica, a expectorante, a fluidificante do muco e a tônica.
Taninos:
São compostos fenólicos com poder de precipitar proteínas. Eles têm ação
adstringente, protetora das mucosas do tubo digestivo, bactericida, anti-séptico e cicatrizante.
do livro: Ervas do Sítio
As folhas,as ervas,as plantas,tem o poder de curar ou matar, fica a critério de cada um , apoiado na Lei do “Livre Arbítrio” e a consciência apoiado na Lei do “Retorno”, fato daqueles que utilizam as faculdades botânicas e mágicas para fazer o mal,sem duvida alguma terão que defrontar com as conseqüências de seus atos. As ervas, devem ser usadas de três formas diferentes: -efeito medicinal - efeito litúrgico - efeito ritualístico.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário