terça-feira, 11 de março de 2014

AKÒKO - A FOLHA DO RECONHECIMENTO



 (Akòko, Ahoho, Hunmatin)
Nome Yorùbá = Ewé Akòko.
Nome Popular = Acocô.
Nome Científico = Newbouldia laevis.



O Akòko   costuma ser associada sempre a prosperidade, tanto de dinheiro (owo) como de filhos (omo). Essa árvore não é uma espécie nativa do Brasil, sendo introduzida aqui pelos africanos, onde se adaptou perfeitamente.

Ewé Akòko é uma folha masculina, de gún (excitação), ligada ao elemento terra.

 Sua origem é africana, mas é uma árvore que muito vem sendo disseminada no Brasil, principalmente pelos africanos.

 É uma folha de prosperidade e multiplicação. De grande importância na liturgia dos Cultos Indígenas Africanos (Iorubá, Fom e Bantu).
É uma árvore abundante em terras africanas.
 
Está associada aos Òrìsà Èsù, Ògún, Òsanyìn, Egúngún e Oya
 

Entre os iorubas, é considerada um sinal de prosperidade, pois seus troncos eram muito empregados nas feiras, locais onde o comércio era intenso. Era comum que, após serem utilizadas como estacas seus troncos brotassem, gerando novas árvores. Dentro das casas de Candomblé Ketu costuma estar associada principalmente a Ogun e Ossayin, embora na verdade costume ser empregada para todos os orixás.

Já no culto Egúngun, o akòko desempenha um papel fundamental na união dos seres do Ayé (mundo dos vivos) e Orun (mundo dos espíritos). Seu tronco, que geralmente não é muito ramificado, lembra um grande opó ixé, que ligaria o Céu a Terra. Nesse caso, sua principal relação se dá com a iyagbá Oyá, Senhora dos Ventos e dos eguns, que recebe o título de Alakòko, Senhora do Akòko. Constatamos assim dois aspectos importantes dessa árvore: sua ligação com a ancestralidade e com o elemento ar.

Entre os Jeje, recebe o nome de Ahoho (pelos Mahí) e Hunmatin (pelos Mina). O ahoho é um huntingomé/jassú (árvore sagrada) consagrado ao vodún Gun (Togbo) que costuma tê-la como seu principal atín sa. Segundo a tradição Mahí os galhos do Ahoho devem ser levados junto ao corpo, em viagens longas, ou que ofereçam algum tipo de risco. Durante a execução de obrigações difíceis também. Essa medida teria como finalidade atrair a proteção de Togbô, que é um guerreiro terrível e que sempre luta pelos seus filhos.

Dizem os antigos que esse ewé está ligado ao final do ciclo da iniciação, quando uma nova etapa na vida do iniciado começará. Por isso é uma folha muito empregada durante cerimônias de festejo dos sete anos (Odu Ige) de iniciado, principalmente quando ocorre entrega de oye (cargo).

 Segundo alguns, nenhum rei é considerado rei se não tiver levado no seu orí a folha do akòko.

Para plantar o akóko não precisa de muito espaço, pois o seu tronco não é muito grosso, porém o seu porte é majestoso, fica bem alta. Suas flores  são bem bonitas, lembram bastante a de um ipê rosa, pois pertence a mesma família botânica (Bignoniaceae).

 Muito cuidado,pois alguns vendem  akosí (Polyscias guilfoylei) como se fosse akòko.

Salve o novo Rei! Árvore forte e imponente, esse é o akoko

fonte: pesquisas nas internet

35 comentários:

  1. Tenho em casa plantada num vaso de cimento grande, mas percebi que conforme cresce suas folhas debaixo vão ficando amarelas e as de cima com aspecto de "despencadas" tipo triste caídas... o que posso fazer? Me ajude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh meu email d_kadoka@hotmail.com

      Excluir
    2. Veja bem, seria ótimo se você pudesse planta-la num lote com espaço, mas se não for possível, mude o tamanho do vaso de modo que você encaixe este seu dentro de outro maior, completando o espaço com terra fértil. Forte abraço e muita luz.

      Excluir
    3. boa tarde, eu queria uma muda, meu email e educruz227@gmail.com, obrigado

      Excluir
    4. Olá tem como vc me da uma muda ???

      Excluir
    5. Eu quero uma muda de essa plánta

      Excluir
    6. Minha conta martha.salgueiro1967@gmail.com

      Excluir
    7. As próprias condições em que a árvore se encontra dentro de um vaso já responde a sua pergunta,além disso apropria árvore tem lê emitido um pedido de socorro pós tendo as suas raízes sem espaço para para respira estão formando uma espécie de bucha se entrelaçando uma nas outra tirando assim a capacidade da própria árvore respira.

      Excluir
  2. Posso tomar banho algem me responder por favor, qualquer dia







    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qualquer pessoa pode tomar banho de akoko... Da cabeça aos pés

      Excluir
  3. Filha de OXUM pó de tomar banho com AKOKO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qualquer pessoa pode tomar banho de akoko... Da cabeça aos pés.

      Excluir
  4. Filhos de Iemanjá com encossi mavambo
    E filhos de Iansã com Ogum
    Pode tomar esse banho

    ResponderExcluir
  5. Onde consigo uma planta de essas???

    ResponderExcluir
  6. Essa planta tem segredo para plantar ela ou nao precisa de modo diferente e igual as outras plantas.

    ResponderExcluir
  7. Queria uma muda aqui é dificil preciso abrir meus caminhos 2 anos fechados

    ResponderExcluir
  8. Vou tomar banho com a erva acoco para prosperidade

    ResponderExcluir
  9. Esta folha Akòko, realmente é muito sagrada. tanto na limpeza espiritual. Como na Prosperidade. pide Sim tomar banho do ombro para baixo.

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de sabe se pode fazer simpatia com a folha acoco

    ResponderExcluir
  11. Alguém sabe fazer patuá da folha,pra levar dentro da bolsa?
    Me ensinem por favor .
    Axé.

    ResponderExcluir
  12. pôde toma o banho de cabeça de akoko

    ResponderExcluir
  13. Tenho um horto que fica localizado em Surui, Mage, RJ, o telefone para contato (21’967130691 Marcelo, cada muda custa R$ 55,00

    ResponderExcluir
  14. Bom dia! Como consigo uma muda akoko. Resido em Nova Friburgo. É planta de sol? Qual o tipo de solo? Vocês entregam? Cep 28615315. Valores, por favor. Não consegui alterar o email. O correto é: pedros.pacheco@yahoo.com.br. Tel. ZAP: 21981499904. Obrigado. Aguardo.

    ResponderExcluir
  15. plantei ela na frente de casa e bom

    ResponderExcluir
  16. Gostaria de adquirir uma muda como faço

    ResponderExcluir
  17. Eu quero uma muda como faço 11944240901

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde plantei a muito tempo atrás 2 pés que achava que eram palmeirinhas mais com o passar do tempo descobri que eram 2 pés de dendezeiro. Tive de cortar um pois cresceu bastante e estou meu muro e calçada,mais deixei o outro que tá enorme ,e vou ter que cortar por causa da rede elétrica. Nasceu também do nada ou não 1pé de Akôko ,vim descobri isso agora pq apareceu uma senhora dizendo que se tratava dessa planta ,e eu achava que era uma jaqueira . Pergunta: seria uma coincidência? Como e porque nasceu um Akôko colado no tronco do dedenzeiro?

    ResponderExcluir