sábado, 11 de janeiro de 2014

PIMENTA DA COSTA - ATARÈ


O Atarè também conhecido como Pimenta da Costa, Grãos do Paraíso e cujo nome científico é Aframomum melegueta roscoe K. Schum pertence à família Zingiberaceae a mesma do gengibre.  Encontrada na região costeira da África, é uma erva perene com porte de uma “mini- palmeira” podendo atingir cerca de 1,0 a 1,5m de altura, seus frutos quando secos apresentam uma casca de coloração marrom, as sementinhas de atarè são encontradas dentro do fruto envolvidas por uma película bem fina.
 O seu cultivo é essencialmente pela sua valiosa semente, que possui uma picância não muito acentuada, que lhe valeu o nome de "grão do paraíso", indicando seu alto valor como especiaria e na medicina.
 A semente é usada extensivamente em etno-medicina para uma variedade de doenças, possuem ativos para diversas atividades biológicas, especialmente contra inflamações e doenças infecciosas.
  Além de propriedades medicinais o Ataré é utilizado em rituais de Candomblé, seu uso acontece em cerimonias que fazem alusão ao Orixá Exú. Este é utilizado com o significado de limpar o hálito e retirar todas as más intenções que as palavras podem conter. Outra cultura que utiliza o Atarè é a Cultura Ioruba que o usa como forma de dote, onde o noivo oferta atarè à família da noiva e este significa fecundidade.

   Os Grãos do Paraíso ou atarè tem sido a planta nativa favorita para curandeiros africanos, que usam suas sementes para tratar doenças de tosse, dor de dente e para sarampo .
 Suas sementes são utilizadas na África Ocidental como um remédio para uma variedade de doenças como dor de estômago, diarreia e até mesmo picada de cobra. As sementes do atarè contêm gingeróis e compostos relacionados que podem ser úteis contra as doenças cardiovasculares, diabetes, e inflamações .

A pimenta da costa ou pimenta da Guiné, é originária de Kimba-Kumba, cujas sementes tem ardor de pimenta. Foi introduzida pelos indígenas, conquistou o paladar africano, pelo gosto picante e apimentado.

Esta pimenta, substituiu a pimenta malagueta que não tinha na África, e sim na Europa, que era considerada moeda de troca.

Os grãos da pimenta da costa são a semente de uma  planta alta, quase  2 metros de altura, que dão um fruto, e da polpa amarga do fruto seco, nasce a pimenta da guiné, ou da costa.

Eram consideradas grãos do paraíso, levadas para a Europa, seus primeiros exportadores foram os Árabes, depois os mercadores portugueses. Hoje são pouco usadas na Europa,

na África ainda é usada, não só na culinária mas na medicina veterinária. No Brasil, veio junto com os portugueses, e é usada até hoje.

A pimenta também é usada aqui, por ser quente, picante e dizem ser afrodisíaca, capaz de interferir no temperamento humano.

fonte: internet

10 comentários:

  1. como faço para plantar a partir da sedmente, existe algum segredo para a germinação??

    ResponderExcluir
  2. como faço para plantar a partir da sedmente, existe algum segredo para a germinação??

    ResponderExcluir
  3. Existe alguma técnica ou segredo para germinação da semente desta especiaria?

    ResponderExcluir
  4. Procurem no MercadoLivre. Geralmente lá vende sementes germinadas ou mudas.

    ResponderExcluir
  5. Como se faz para plantar pimenta da costa

    ResponderExcluir
  6. Consegui por meio da semente fazer uma muda. A terra tem de estar fofa, para germinar mais rápido pode por NPK. Molhar apenas a cada dois dias. Para mim funcionou.

    ResponderExcluir
  7. Podem seguir o .eu Instagram raizesdomundopa. Lá vou por como fazer mudas de árvores, plantas utilizadas em rituais e também utilizados por curandeiros.

    ResponderExcluir
  8. Como fazer o plantio de pimenta da costa? Pode me enviar por email zuzuanda@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Quero fazer mudas de pimenta da costa ,como posso fazer ?? Já tentei e não consegui

    ResponderExcluir