sábado, 11 de janeiro de 2014

PIMENTA DA COSTA - ATARÈ


O Atarè também conhecido como Pimenta da Costa, Grãos do Paraíso e cujo nome científico é Aframomum melegueta roscoe K. Schum pertence à família Zingiberaceae a mesma do gengibre.  Encontrada na região costeira da África, é uma erva perene com porte de uma “mini- palmeira” podendo atingir cerca de 1,0 a 1,5m de altura, seus frutos quando secos apresentam uma casca de coloração marrom, as sementinhas de atarè são encontradas dentro do fruto envolvidas por uma película bem fina.
 O seu cultivo é essencialmente pela sua valiosa semente, que possui uma picância não muito acentuada, que lhe valeu o nome de "grão do paraíso", indicando seu alto valor como especiaria e na medicina.
 A semente é usada extensivamente em etno-medicina para uma variedade de doenças, possuem ativos para diversas atividades biológicas, especialmente contra inflamações e doenças infecciosas.
  Além de propriedades medicinais o Ataré é utilizado em rituais de Candomblé, seu uso acontece em cerimonias que fazem alusão ao Orixá Exú. Este é utilizado com o significado de limpar o hálito e retirar todas as más intenções que as palavras podem conter. Outra cultura que utiliza o Atarè é a Cultura Ioruba que o usa como forma de dote, onde o noivo oferta atarè à família da noiva e este significa fecundidade.

   Os Grãos do Paraíso ou atarè tem sido a planta nativa favorita para curandeiros africanos, que usam suas sementes para tratar doenças de tosse, dor de dente e para sarampo .
 Suas sementes são utilizadas na África Ocidental como um remédio para uma variedade de doenças como dor de estômago, diarreia e até mesmo picada de cobra. As sementes do atarè contêm gingeróis e compostos relacionados que podem ser úteis contra as doenças cardiovasculares, diabetes, e inflamações .

A pimenta da costa ou pimenta da Guiné, é originária de Kimba-Kumba, cujas sementes tem ardor de pimenta. Foi introduzida pelos indígenas, conquistou o paladar africano, pelo gosto picante e apimentado.

Esta pimenta, substituiu a pimenta malagueta que não tinha na África, e sim na Europa, que era considerada moeda de troca.

Os grãos da pimenta da costa são a semente de uma  planta alta, quase  2 metros de altura, que dão um fruto, e da polpa amarga do fruto seco, nasce a pimenta da guiné, ou da costa.

Eram consideradas grãos do paraíso, levadas para a Europa, seus primeiros exportadores foram os Árabes, depois os mercadores portugueses. Hoje são pouco usadas na Europa,

na África ainda é usada, não só na culinária mas na medicina veterinária. No Brasil, veio junto com os portugueses, e é usada até hoje.

A pimenta também é usada aqui, por ser quente, picante e dizem ser afrodisíaca, capaz de interferir no temperamento humano.

fonte: internet

3 comentários:

  1. como faço para plantar a partir da sedmente, existe algum segredo para a germinação??

    ResponderExcluir
  2. como faço para plantar a partir da sedmente, existe algum segredo para a germinação??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conseguiu descobrir?! Estou atrás do mesmo segredo...

      Excluir