segunda-feira, 11 de abril de 2011

HORTELÃ

Estudo recente feito por pesquisadores da Universidade de Newcastle, no Reino Unido, identificou que a hortelã brasileira (Hyptis crenata), conhecida no Brasil como hortelã-brava e salva-de-marajó , possui propriedades analgésicas muito parecidas com a de medicamentos vendidos comercialmente.

Muito utilizada para tratar febre, gripe, dor de cabeça e dor de estômago, estimulante, carminativa, antiespasmódica e um tônico poderoso para organismos depauperados. Elimina cálculos biliares, icterícia, palpitações, tremedeiras, vômitos, cólicas uterinas, dismenorréia, prostatite e tosse, favorecendo a expectoração e eliminando das toxinas.

A planta ainda é ideal para insônia, flatulência, vermes e problemas digestivos, sejam gases, prisão de ventre, dores de barriga ou de estômago. Isso porque excita, estimulando estes órgãos com a contração do estômago e movimentos peristálticos do intestino. É muito usada para cólicas e timpanite, principalmente se forem de origem nervosa. Seu sumo, embebido em algodão, melhora as dores de dentes. Na amamentação, aumenta a produção do leite. Antiséptico bucal, elimina aftas, infecções da boca em geral (bochechos) e garganta (gargarejos). A hortelã é também analgésica, indicada nas cólicas intestinais, hepáticas e nefríticas. É ótima para problemas circulatórios, depurando o sangue. Além disso, ela acalma…

A erva teve seus poderes terapêuticos comprovados por cientistas, que equipararam seus efeitos aos de uma aspirina do tipo indometacina. A equipe fez uma pesquisa no Brasil de como é preparado o chá e qual é a quantidade ingerida para reproduzir de maneira fiel os efeitos do tratamento.

Segundo os pesquisadores, o método tradicional é ferver a folha seca da erva por 30 minutos e deixar esfriar antes de beber.

Testes iniciais realizados com ratos obtiveram sucesso e, segundo os pesquisadores, o próximo passo é planejar testes clínicos para aliviar a dor nas pessoas utilizando a hortelã brasileira como medicamento terapeutico durante estudos futuros.

Com grande capacidade de adaptar-se a climas diferentes, a hortelã é conhecida no mundo inteiro, não só pelo seu sabor, mas também pelo gostoso aroma e valor terapêutico.

Dica de cultivo: é fundamental cultivá-la em solo úmido e rico em matéria orgânica


RECEITAS PRÁTICAS DE HORTELÃ

Para vermes (Giardia e Ameba)
- 2 colheres (de sopa) de sumo de hortelã;
- 2 colheres (de sopa) de mel de abelhas.
Misturar os dois e tomar em jejum, durante 15 dias. Descansar dez dias e repetir por mais 15.

2-) cha para giardia e ameba
ferva uma xíc. de agua e colque por cima de tres raminhos macerados de hortelã. tome metade da xic. de manhã e outra metade a noite( para crinças acima de 2 anos até 8 anos). adultos dobrar a quantindade.

Tintura de hortelã
Deixar em maceração no álcool absoluto que é mais puro, durante 30 dias. Pode-se usar direto no local, sem diluir na água, por ser de uso externo. Fazer fricções no local. A tintura da hortelã é indicada para reumatismo, artrite, artrose ou qualquer dor muscular. Se precisar ingerir, colocar 21 gotas em meio copo d’água (para crianças, metade da dose), tomando de três a quatro vezes ao dia. Nos casos não indicados, usar chás, de preferência com folhas verdes e frescas. Caso não seja possível, usar folhas secas ou tinturas.
Receita de hortelã para coceira e picadas de insetos
Pilar (moer no pilão) bem as folhas e aplicar sobre a pele. Se forem misturadas com argila, o efeito pode ser mais rápido.

COMO FAZER O SUMO
Pilando bastante as folhas e depois coando num pano fino, tipo gaze, apertando bem para aproveitar ao máximo. Nunca se deve liquidificar.

COSMÉTICA

Em geral bom para o rejuvenescimento da pele e refrescante. O hortelã pimenta é adstringente e clareia o tom da pele; bom também para infusos para bochecho do hálito.

Sauna facial antinevrálgica:
em uma tigela, adicione 1/2 litro de água fervente a 25 gramas de hortelà pimenta. Exponha o rosto aos vapores, cobrindo a cabeça com um pano formando uma cabana para o rosto.

Banho estimulante:
Ferver em fogo brando por 3 minutos 50 gramas de folhas de hortelã em um litro de água. Misturar à água da banheira (tomar pela manhã).

Uso caseiro:
Plantar perto das rosas para afastar os pulgões. Espalhar folhas frescas ou secas nas despensas, para afastar os ratos.

Uso culinário:
Bom para kibes, molhos, saladas, carnes. A geléia de hortelã acompanha carne ou costeleta, carneiros assados. Ervilhas condimentadas com hortelã. Curtida com vinagre dá toque especial para saladas e assados. Pode ser acrescentada em ovos mexidos e omeletes.

Uso mágico:
Atribui-se às mentas poder afrodisíaco. Seu uso está associado aos feitiços de saúde, proteção, dinheiro e exorcismo.

Aromaterapia:
Fortalece a auto-confiança, dissolve pensamentos negativos, medo e egoísmo.

Efeitos colaterais:
Não deve ser consumida em grande quantidade por crianças e lactantes, pois pode causar dispnéia e asfixia.As mentas não devem ser consumidas em grandes quantidades por longos períodos de tempo, pois a pulegona contida na planta exerce ação paralisante sobre o bulbo raquidiano. Pode causar insônia se tomado antes de deitar.

pesquisa: aurea oliveira

8 comentários:

  1. olá Aurea
    Amo hortelã, e achei muito bom saber do poder terapeutico dela.
    Abraços
    Amelia

    ResponderExcluir
  2. ola,eu tambem gosto muito de hortelã.
    obrigada pelo seu carinho.
    bjoooo

    ResponderExcluir
  3. Oi Aurea
    Você tem a receita para geléia de hortelã?
    você diz ahi em cima que a hortelã não deve ser liquidificada, deve ser pilãozada, e para fazer uma geléia? qual o melhor procedimento?
    Bjs.
    Artur
    meubox.com@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Hortelã é tudo de bom! Com iogurte, com carnes, principalmente de cordeiro fica uma delícia!

    ResponderExcluir
  5. VOU COMEÇAR A USAR P O TRATAMENTO DA SÍNDROME DE COLON IRRITÁVEL , DIZEM QUE O RESULTADO É MUITO BOM .

    ResponderExcluir
  6. Espírito em Evolução é aceitar Jesus como único e suficiente Salvador, saindo das trevas para a Luz.

    ResponderExcluir
  7. Ola. Eu tenho.lido muito sobre o mau halito. E gostava de poder eliminar este odor que tenho praticamente todo o dia. Pensei fazer cha de hortelã e beber. Poderei o fazer ou e muita quantidade de bebida? Por causar sono.
    Caso possa ajude me com alguma informaçao para o meu email. Eduardosilva1980_@hotmail.com.
    Os melhores cumprimentos

    ResponderExcluir