quarta-feira, 6 de abril de 2011

ANIS ESTRELADO

Anis-Estrelado – Illicium verum

Seus frutos têm a forma de estrela de 8 a 12 pontas e é de cor castanha.

A essência do anis-estrelado, por conter anetol, tem efeitos tóxicos sobre o sistema nervoso, causando delírios e convulsões, quando tomado em doses elevadas. O anis-estrelado (Illicium verum ), não deve ser confundido com o anis (pimpinella anisum L.) apesar de conter o mesmo princípio ativo (anetol) tendo propriedades semelhantes àquela planta. É digestivo como o anis, porem é mais concentrado.

É carminativo e muito útil nos casos de digestões difíceis, fermentação intestinal e flatulência. Alivia os espasmos das visceras ocas (estômago, vesícula biliar, intestino, útero).

O anis-estrelado é também conhecido como anis-da-China, anis-do-Japão, anis-da-Sibéria, funcho-da-China.
Em portugual: badiana, anis-estrelado; Espanha: anis estreliado, anis de estrella, anis de China; França: badiane, anis de la Chine; Inglaterra: star anise, Chinese anis.

ANIZ "Pimpinella anisum" A semente de aniz favorece as secreções salivares, gástricas e a lactação. É indicado em dispepsias nervosas, enxaquecas de origem digestiva, cólicas infantis, deficiências cardiovasculares (palpitações e angina), asma, espasmos brônquicos e aumenta o leite materno.
EVITE USO PROLONGADO, pode causar intoxicação e confusão mental.

O Anis-Estrelado (Illicium verum) é também conhecido como Anis-Doce, Erva-Doce-Chinesa, Anis-Verdadeiro, Anis-da-Sibéria, Anis-Siberiano, Star Anisum (inglês) e Jiao Hui Xian (chinês). Pertence a família Illiciaceae.

Usos Tradicionais: arrotos, bronquites, cãibras, cólica, dor nas costas, gases intestinais, halitose (mau hálito), hérnia, náuseas, reumatismo, tosse.

Propriedades Medicinais: analgésico, antibacteriano, aromática, carminativo, diurético, estimulante circulatório, expectorante, tônico estomacal.

O Anis-Estrelado é um expectorante moderado. O óleo essencial é usado para dar cheiro a produtos para cabelo, perfumes e sabões. É queimado como um incenso.

Na arte culinária asiática o Anis-Estrelado é usado como um tempero para guisados de peixe, carne de porco e pato, bens assados, chá e café. Usada como um substituto da semente de Erva-Doce em condimentos, entretanto, possui sabor é mais forte e mais pungente. Acrescentado a licores. Um pedaço de Anis-Estrelado pode ser mastigado após a refeição para refrescar a respiração.

A planta é composta de óleo essencial (anetol, anisaldehyde, cariofileno, methycavicol, ácido anísico, acetona de anis, felandreno, pineno, cineol, limoneno, safrol), açúcar, resina e tanino. O Anis-Estrelado (Illicium verum) não deve ser confundido com o Illicium religiosum ou com o Illicium lanceolatum, que são potencialmente tóxicos. A espécie Illicium anisatum também pode ser nociva à saúde.

O nome de gênero, Illicium, é oriundo do latim e significa “aquilo que atrai”, em referência ao cheiro agradável da árvore. O nome de espécie, verum, significa “verdadeiro”. As vagens das sementes do Anis são amoldados no formato de seis ou estrela octagonal.

Apesar de possuir cheiro e sabor semelhante, não é relacionada à popular Erva-Doce. O Anis-Estrelado é nativo do sul da China, foi chamada de Cardamomo-Siberiano, vez que era transportada para a Europa pelo rota China/Rússia.

Anis – Pimpinella anisum Halitose: Tratamento do Mau Hálito Com Ervas Alcaçuz – Glycyrrhiza glabra Endro – Anethum graveolens Gataria – Nepeta cataria Categorias: Ervas Aromáticas, Ervas Medicinais, Plantas Medicinais

................................................
USO RITUALÍSTICO

Planta de Oxalá. Não há restrição no uso desta planta odorizante.
Poucas vezes presenciei sua aplicação, em folhas, nas obrigações de cabeça referentes a Oxalá ou Lemba Di Lê (Angola). Talvez se deve isso à dificuldade de encontrar a planta, que é pouco cultivada em alguns Estados. Todavia, é fora de dúvida sua aplicação em todas as obrigações principais. Seu banho serve nos casos amorosos, e como defumação aliada a outros componentes para abrir os caminhos amorosos e propiciar boas amizades, bons caminhos, paz e triunfo.
Em alguns Asés utilizadas também para Ode, Ossosi, Orisa Oko

É utilizado contra a má digestão e no preparo de carnes a serem servidas á Ode e orisa Oko, sabedores do poder aromáticos utilizam somente um grão para o tempero de peças de grande carnes, é utilizada de grande quantidade para fazer as pembas de Osala.

fonte: internet

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. O anis estrelado também é uma "fava" de misericórdia, junto a outros elementos (como folhas calmantes) é utilizado para apaziguar a irá de qualquer orixá. Essa atribuição talvez seja por sua associação ao Orixá Oxalá.

    ResponderExcluir
  3. LEIA SOZINHO porque no passado eu também não acreditava que ia dar certo, mas… funciona mesmo! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava mas para ela também funcionou! AGORA VEREMOS…
    Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)….

    Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes).

    Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre a de onde estiver ou com quem estiver e faça ele ME telefonar ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que a venha para MIM , afaste todas aquelas que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele a não pense mais nas outras… mas somente em MIM. Que ele ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém…).

    Publique esta simpatia por três vezes , basta copiar e colar por três vezes em in forum diferente esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma linda surpresa, beijos Ainda esta noite de madrugada o TEU amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas the manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amor. Deus vai lhe abençoárá e sua vida não será mais a mesma.
    Citar

    ResponderExcluir