quarta-feira, 6 de abril de 2011

MANJERICÃO (Ocimum basilicum)

Nome Científico: Ocimum basilicum
Nome Popular: Manjericão, alfavaca, alfavaca-de-jardim, alfavaca-doce, basilicão, basílico, manjericão-de-molho, manjericão-doce, manjericão-grande, erva-real, alfavaca-cheirosa, alfavaca-d’américa, manjericão-branco, manjericão-de-folha-larga
Família: Lamiaceae
Divisão: Angiospermae
Gênero: masculino
Associações astrológicas: Marte / Sol / Vênus
Elemento: Fogo
Origem: Índia
Ciclo de Vida: Perene

- é uma boa fonte de vitamina E, B3, B6 e zinco
Devido à presença do magnésio, o manjericão melhora a saúde do sistema cardiovascular, pois estimula os músculos e vasos sanguíneos a relaxar, melhorando o fluxo sanguíneo e reduzindo o risco de arritmias cardíacas.

— Ele possui flavonóides, que protegem as estruturas celulares e os cromossomas contra a radiação e contra os efeitos dos radicais livres. O alimento também é antiinflamatório, estimulante digestivo, calmante e previne problemas digestivos e infecções no intestino.

Também chamado de alfavaca, o manjericão é conhecido como símbolo do amor e da coragem e tem associação de longa data com a bruxaria e a magia.

O manjericão é um arbusto pequeno, muito ramificado e perfumado.

Pode ser usado para acalmar o temperamento entre os amantes e em divinações com fins amorosos (por exemplo, coloque duas folhas frescas de manjericão em carvão ardente. Se elas permanecerem onde foram colocadas, queimarem rapidamente e virarem cinzas, o casamento será harmonioso. Se houver estalidos, a vida do casal será cheia de discussões e, casos as folhas voem para longe com estalidos fortes, o relacionamento não é aconselhável).

Para saber se uma pessoa é promíscua, coloque uma folha de manjericão fresca em sua mão. Se ela murchar, já sabe... (rs)

Traz riqueza para aqueles que o carregam em seus bolsos e é utilizado em estabelecimentos comerciais (na soleira da porta ou perto do caixa) para trazer fregueses.

Também é utilizado para que a pessoa se assegure de que o companheiro permaneça verdadeiro no relacionamento. Para isso, espalhe o pó de manjericão sobre o corpo da pessoa enquanto ela dorme, especialmente sobre o coração, e a fidelidade abençoará seu relacionamento (fica aqui minha pergunta: isso não seria magia manipulativa?).

Se for espalhado pelo chão, nenhum mal fica onde ele está. Pode ser utilizado para exorcismos e banhos de purificação.

Afasta bodes e cabras, mas atrai escorpiões. Usado para invocar salamandras. Previne embriaguez.

Diz-se que as bruxas bebiam meia xícara de suco de manjericão antes de voarem.

Para quem gosta de dietas: diz-se que se colocarmos secretamente um pedaço de manjericão debaixo de uma pessoa, ela não conseguirá comer nada.

O manjericão dado como presente traz boa sorte para uma casa nova.

Age como pacificador e integrador na família, daí ser chamado de erva da harmonia.

Ele transmuta a energia agressiva, transformando-a em vontade e força para brigar por coisas mais importantes como metas e ideais. Ajuda a brigar pela vida e pelas coisas que nós queremos.

É ótima para os desorganizados e indisciplinados. Ajuda-nos também a ver o brilho e o perfume da vida.

Na alimentação, atua como energizante. Por ser muito delicado, deve ser usado na cozinha delicadamente. Coloque-o sempre por último nos alimentos cozidos para que ele não perca os princípios ativos.O manjericão, por ser um poderoso energizante, deve entrar em toda a alimentação de uma casa. Experimente trocar o alho, que deflagra agressividade, pelo manjericão que traz suavidade.

Também é ótimo para dar banho em crianças agressivas e que dormem mal.

O escalda-pés de manjericão é ótimo para quem está agressivo, com raiva e pronto para explodir. Tira a raiva na hora.

Já o chá de manjericão ajuda pessoas muito contidas a liberarem o amor.

Bom para casos de confusão mental. Pode ser usado ainda como tintura ou vinagre, queimado no aromatizador ou aspergido. Galhos nos vasos funcionam bem.

Utilize em banhos de limpeza, saúde e cura, fertilidade.

Serve para cessar violência, abençoar, acalmar, divinação, casamento, agradecimento, compreensão, entendimento, sabedoria e cura do meio ambiente.

Protege contra todas as formas do mal e atrai boa sorte.

Cultivar manjericão, eu um vaso ou em uma horta, traz paz e felicidade para a casa.

Esmague uma folha e inale o cheiro: ajuda a clarear a mente e o caminho correto irá se revelar.

Usar como um sabonete ritual de autodedicação. Também é altamente associado a iniciações.

Pode-se também utilizar o manjericão no cálice ritual, bebendo o chá magicamente preparado a fim de meditar com dragões e salamandras e para estabelecer uma comunhão com esses seres ancestrais.

Para proteção, coma o manjericão nos pratos que preparar com a devida visualização.

USO MEDICINAL

Indicações: Infecções da pele e vias respiratórias, rachaduras nos mamilos, bronquite, cólicas, febres, flatulência, insônia, problemas digestivos, reumatismo.
Propriedades: Analgésica, antitérmica, antiséptica, digestiva, emenagoga, expectorante, sedativa.
Partes usadas: Folhas.

O Manjericão favorece aos que têm digestão difícil, gazes, asia, dores de cabeça em conseqüência de alimentação pesada ou inadequada. Facilita o funcionamento dos intestinos, é diurético. Ë bom para tosses, vômitos, mau hálito. Ajuda, junto com a Malva e a sálvia nas infecções de boca.

Também é ótimo para cistite.

O manjericão age como pacificador e integrador na família..

Ele transmuta a nossa energia agressiva, transformando-a em vontade e força para brigar por coisas mais importantes como metas e ideais. Ajuda a brigar pela vida e pelas coisas que nós queremos.

É ótima para os desorganizados e indisciplinados.

Ajuda-nos a ver o brilho e o perfume da vida.

- Podemos abusar do manjericão como os italianos, usando-o em pizzas, pães, saladas e molhos.

- Para os convalescentes, um suco de manjericão é o máximo: bata o manjericão no liqüidificador com pouca água, coe o suco em coador fino e sirva com mel.

- por ser muito delicado ele deve ser usado na cozinha com muito carinho. Coloque-o sempre por último nos alimentos cozidos para que ele não perca os princípios ativos.

- é uma boa fonte de vitamina E, B3, B6 e zinco, cálcio, vitamina A e B2

Devido à presença do magnésio, o manjericão melhora a saúde do sistema cardiovascular, pois estimula os músculos e vasos sanguíneos a relaxar, melhorando o fluxo sanguíneo e reduzindo o risco de arritmias cardíacas.

— Ele possui flavonóides, que protegem as estruturas celulares e os cromossomas contra a radiação e contra os efeitos dos radicais livres. O alimento também é antiinflamatório, estimulante digestivo, calmante e previne problemas digestivos e infecções no intestino,contra gases.

- O escalda pés de Manjericão é ótimo para quem está agressivo, com raiva e pronto para explodir. Tira a raiva na hora.

- O chá de manjericão ajuda pessoas muito contidas a liberarem o amor.

- Pode também ser colocado em vasos para evitar a entrada de energias negativas.

- As compressas de manjericão ( uma pasta pilada com as folhas ) ajuda as mães que ficam com os seios doloridas ou com rachaduras depois da amamentação.

- os gargarejos com manjericão são ótimos para dor de garganta, aftas ou mau hálito.

USO LITURGICO

Tem como principal característica litúrgica o poder de elevação espiritual por isso é muito utilizado em banhos de amací

- equilíbrio, renova as células do organismo
- oxalá,oxossi,oxum
-manjericão roxo pertence a xangô
-banhos,sacudimentos, limpezas
-afasta espíritos perturbados do ambiente

Deve-se cultivá-lo sob sol pleno, em solo fértil, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Pode ser plantado em vasos, ou diretamente em canteiros adubados. Suas pequenas flores atraem abelhas e o lugar ideal para o plantio do manjericão é próximo a cozinha, onde ficará disponível ao cozinheiro. Não tolera frio, geadas ou calor excessivo. Aprecia o clima subtropical, tropical e mediterrâneo. Não suporta muitas colheitas subseqüentes, exigindo o replantio. Multiplica-se facilmente por estacas de ponteiro, postas a enraizar na primavera ou por sementes.

pesquisa: aurea oliveira

47 comentários:

  1. eu fiquei na duvida referente ao tipo do manjericão se é o branco ou o roxo ou tanto faz???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oloco queria ver esse branco.nunca vi.rs

      Excluir
    2. Branca é a cor da florzinha que o manjericão dá. O manjericão roxo tem folhinhas mais escuras nas pontas e a florzinha tom roxo.

      Excluir
  2. Interessante demais adorei saber de tudo, inclusive o que chamam de superticoes. Acredito na energia das plantas e da espiritualidade que cada ser no universo tem, seja ele vegetal mineral ou o homem. Somos seres espirituais... vivendo uma existencia em materia... que nos faz evoluir e cada um tem seu tempo. Se na epoca de Santos Dumont ele visse um helicoptero ele caia duro se tivesse a mente fechada. O que chamamos de superticao e a ciencia que ainda nao conhecemos. AMO as plantas e esse blog e super completo. ADOREI

    ResponderExcluir
  3. Uso para temperar a comida, é muito gostoso o manjericão...

    ResponderExcluir
  4. Entrei a procura do chá de manjericão para saber de sua utilidade, assim como de carregar um punhado dele, pois sonhei com alguém mandando eu tomar este chá, assim como tomar banho e levar um punhado comigo. Agora acho que entendi meu sonho.

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post, bastante completo, obrigada pelas valiosas informações!

    ResponderExcluir
  6. Eu adorei essas explicacoes, tenho manjericao em casa e amo essa plantinha.

    ResponderExcluir
  7. Eu comprei pra o meu marido que foi indicado para banho e acabei comprando uma mudinha. E já comecei a usar na cozinha para os temperos. Mais o meu marido gostou porque, ele andava muito perturbado e vivia em perseguição com meu filho. E agora também o meu filho usou nos banhos e já deu uma melhorada na parte de andar com perturbação nas horas de conversar e mesmo o modo que falava não só por causa dos banhos mais eu, oro muito a Deus pela sua libertação dos maus espíritos que o atormentava.

    ResponderExcluir
  8. Eu comprei pra o meu marido que foi indicado para banho e acabei comprando uma mudinha. E já comecei a usar na cozinha para os temperos. Mais o meu marido gostou porque, ele andava muito perturbado e vivia em perseguição com meu filho. E agora também o meu filho usou nos banhos e já deu uma melhorada na parte de andar com perturbação nas horas de conversar e mesmo o modo que falava não só por causa dos banhos mais eu, oro muito a Deus pela sua libertação dos maus espíritos que o atormentava.

    ResponderExcluir
  9. De todas as matérias sobre o manjericão que já li essa foi a mais clara e objetiva que já li ...adorei Parabéns!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Não conhecia tantos benefícios dessa plantinha linda.

      Excluir
  10. De todas as matérias sobre o manjericão que já li essa foi a mais clara e objetiva que já li ...adorei Parabéns!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Adoro tudo sobre plantas e seus benefícios....!!!

    ResponderExcluir
  12. Adoro tudo sobre plantas e seus benefícios....!!!

    ResponderExcluir
  13. Adoro tudo sobre plantas e seus benefícios....!!!

    ResponderExcluir
  14. O manjericão é o mesmo que a alfavaca??

    ResponderExcluir
  15. Tenho a planta neim sabia que era tão boa vou começar a usar adorei saber os seus benefícios...

    ResponderExcluir
  16. Essa planta é maravilhosa tenho em casa e não sabia de tanto benefícios 👏👏👏👏👏👍👍👍👍

    ResponderExcluir
  17. To uma aluninha e chamo-a de minha flor de manjericão. Mas não sabia desse potencial todo da planta não. kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  18. Tenho uma ligação muito forte com manjericão. Quando meu pai faleceu, os velórios eram realizados nas casas. Chovia muito. Eu tinha chorado muito, estava sem chão. Quando saímos para o sepultamento eu encostei num pé de manjericão e exalou um perfume que entrou pelas narinas e parece que na alma e me trouxe uma paz inexplicável. Até agora, porque após ler sobre suas propriedades eu entendi. Até hoje quando sinto o seu cheiro lembro do meu pai de forma serena e amorosa.

    ResponderExcluir
  19. Simplesmente maravilhoso,parabéns, adorei, msm prq tenho em casa e uso pra tudo, agora com mais sabedoria. msm prq o chá de manjericão + coentro, serve para tomar e banhar-se, 4ºchakra de uma limpeza espiritual, centro do amor( boca do estomago), quando com problemas traz ódio, raiva, ciume, sensação de traição, solidão... adoreiiiiii, e bgd

    ResponderExcluir
  20. Adorei a matéria muito esclarecedora tenho ele em casa ,mas desconhecia seus usos... muito obrigad!

    ResponderExcluir
  21. Adorei a matéria muito esclarecedora tenho ele em casa ,mas desconhecia seus usos... muito obrigad!

    ResponderExcluir
  22. Graça Mattos
    Fiquei encantada com as propriedades e os benefícios do manjericão. Vou cultivá-la com muito amor e acreditando que o que é bom vem da criação do nosso Deus!

    ResponderExcluir
  23. Graça Mattos
    Fiquei encantada com as propriedades e os benefícios do manjericão. Vou cultivá-la com muito amor e acreditando que o que é bom vem da criação do nosso Deus!

    ResponderExcluir
  24. Graça Mattos
    Fiquei encantada com as propriedades e os benefícios do manjericão. Vou cultivá-la com muito amor e acreditando que o que é bom vem da criação do nosso Deus!

    ResponderExcluir
  25. Excelente matéria! Quanta informação! Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  26. Ótimos comentários sobre manjericão gostei parabéns.

    ResponderExcluir
  27. sempre usei muito para banhos obrigacões espirituais

    ResponderExcluir
  28. tenho váriospés em casa. do branco, eu tinha tambem do roxo, mas morreu, agora temos o branco graudo e o miudo não é.?

    ResponderExcluir
  29. tenho váriospés em casa. do branco, eu tinha tambem do roxo, mas morreu, agora temos o branco graudo e o miudo não é.?

    ResponderExcluir
  30. adorei a pesquisa nao sabia que alfava e mangericao.

    ResponderExcluir
  31. exelentessegredos das folhas, e mais ainda mais Pierre Ifátumbi Verger o Oluô frances mais africano da Baiha!Opa Babá!

    ResponderExcluir
  32. exelentessegredos das folhas, e mais ainda mais Pierre Ifátumbi Verger o Oluô frances mais africano da Baiha!Opa Babá!

    ResponderExcluir
  33. Tenho o branco e o roxo, adoro dar de presente as mudas, o cheiro é muito bom, parabéns pela matéria

    ResponderExcluir
  34. Tomei duas xícaras e saí voando ...

    ResponderExcluir
  35. Adorei a matéria tomo chá de manjericão de loja de produtos naturais, hoje resolvi comprar fresco e me surpreendi ao saber que tem manjericão roxo. Ao fazer pesquisa na internet achei essa matéria... agora vou ter que comprar uma muda de manjericão rsrs.

    ResponderExcluir
  36. Amei a matéria dos Magericao não sabia de todos esses benefício dos Magericao muito obrigada

    ResponderExcluir
  37. Bihar Board, in last two years, has introduced certain important measures not only to check malpractices Cheap Nike Air Force 1 during the exam but also to improve overall result. These measures included introduction of 50% objective questions in the board exam paper. For the Cheap Yeezy Shoes Sale objective part of the question paper, students are provided with an OMR sheet to mark their answers, thus also making the evaluation process swifter..

    A Ray Ban Outlet change in philosophy towards New Air Jordan Shoes Heaven and Hell began to emerge around the turn of the century during the middle Ages when the increasing powers of monarchies Jordan Shoes For Sale were forced to compete Coach Bags Clearance for followers. The church began to modify its position on Heaven and Hell, making Hell less of a threat and Heaven more readily attainable. The solution the adoption of a third place for the departed souls MK Outlet called "Purgatory" where one could be pardoned, and passed directly to God even after committing the worst atrocities against humanity, simply by confessing their sins and donating Nike Air Force 1 Cheap Outlet money to the church.

    ResponderExcluir