quarta-feira, 6 de abril de 2011

ÁRVORE SAGRADA - FLAMBOYANT

Flamboyant

O Flamboyant (Flor-do-Paraíso; Pau-Rosa; Acácia-Rubra) é muito encontrado por todo o Brasil, é uma árvore originária de Madagascar.

Sua flores são belíssimas e costumam ornamentar ruas e praças. Este atin é muito consagrado a Oya e também ao Sàngó (Heviosso).

É indissociável a figura do Sàngó da cultura nagô com o vodun Hevisso, observado que o culto de Ayrá origina-se de Savé Okpara, segundo Verger em sua obra “Orixás”, para os mahis apenas o nome e a forma de reverenciar é que muda um pouco, são ambos voduns do céu, do trovão e da justiça.

Ao passo que Weleketi (Wleketi) dos ewes é consorte de Heviosso, é a Oya dos nagôs quem cumpre este papel na concepção Jeje Mahi, sendo Avlekete (Vlekete; Avelekete) um vodun da família de Heviosso que também é cultuado nas praias, daí a razão de “Afrekete”, como é conhecida em Cuba, ser título de Iyémojà (Iyemanja).

pesquisa: aurea oliveira

5 comentários:

  1. Atualmente muitos pesquisadores consideram a mítica sarça ardente de Moisés como tendo sido na verdade um flamboaiã vermelho em flor, que sob o sol escaldante realmente parece estar em chamas.

    ResponderExcluir
  2. Gente sem fé, tentando destruir a imagem de Deus. Que pena, vão pagar caro ...!!!...

    ResponderExcluir
  3. Gente sem fé, tentando destruir a imagem de Deus. Que pena, vão pagar caro ...!!!...

    ResponderExcluir